Top Ad 728x90

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

,

Para suprir demissões na Saúde, Acre nomeia mais de 150 concursados

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) convocou 153 aprovados no concurso de 2014. A lista com nomes e cargos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (24).

Conforme o órgão, a convocação dos concursados deve suprir o déficit causado pelas demissões de funcionários temporários. Ao todo, 380 servidores públicos com contratos vencidos devem ser exonerados.

Na lista consta a convocação de anestesiologista, cirurgião torárico, nefrologista, obstetra e ginecologista, ortopedista e traumatologista. Há ainda a nomeação de técnico em enfermagem, técnico de laboratório em análise clínica, cirurgião dentista, farmacêutico, motorista de ambulância e agente administrativo.

Ao todo são 15 médicos, 70 enfermeiros, dois técnicos de laboratório e análise clínica, 13 cirurgiões, 15 motoristas de ambulância, três biomédicos e 36 agentes administrativos.

Os nomeados devem assumir cargos de nível médio e superior em Rio Branco e também nos municípios de Brasileia, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Xapuri, Plácido de Castro, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Senador Guiomard.

Demissões

O Ministério Público do Acre (MP-AC) recomendou ao governo do estado a rescisão de ao menos 380 servidores que têm contrato temporário. O documento não estabelece o período em que os trabalhadores teriam sido contratados, porém, segundo o órgão, eles estariam trabalhando de forma irregular, já que os prazos contratuais extrapolaram o prazo de 12 meses.

A recomendação foi expedida no dia 16 de janeiro e deveria ser cumprida em até 45 dias a partir da data de recebimento.

Os servidores que devem ser exonerados exercem funções em diversas secretarias e autarquias como Educação, Esporte, Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e Instituto Socioeducativo. A maioria, porém, trabalha na Saúde. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac) afirma que o o número chega a 277.

Em entrevista ao G1 no dia 6 de janeiro, o secretário de Saúde do Acre, Gemil Júnior, que o déficit de vagas ocasionado pela demissões na Saúde seriaa suprido com o chamamento de dois concursos, de 2013 e 2014, para ocupar as vagas que devem surgir.

Fonte: G1 Acre

Top Ad 728x90