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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PM abre edital com 280 vagas para primeiro colégio militar do Acre

A Polícia Militar do Acre (PM-AC) divulgou nesta terça-feira (21) um edital com 280 vagas para para o primeiro colégio militar do Acre. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), explica que as vagas são destinadas a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental para o período letivo de 2017.
Ao G1, o comandante geral da PM-AC, coronel Júlio César dos Santos, informou que inicialmente o colégio vai funcionar na Escola Maria Chalub Leite, na rua Jaguari, no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.
"A escola vai funcionar nesse local esse ano e, talvez, no ano que vem. Mas, estamos preparando projetos através do Estado ou de emendas parlamentares para construir um colégio mesmo, bem mais amplo. Porém, para que não fiquemos esperando, vamos iniciar em uma escola que está pronta e reformada", afirma o coronel.
Vagas e inscrições
No edital consta que 70% das vagas devem ser preenchidas por candidatos classificados como dependentes legais de policiais militares. Outros 15% são destinadas a dependentes de servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e 15% para candidatos aprovados da comunidade, conforme ordem de classificação.
Ao todo, são 70 vagas para o 6ª ano para alunos nascidos a partir de 31 de março de 2005. O mesmo número de vagas é disponibilizado para estudantes do 7º ano, que nasceram no mesmo período em 2004. Os estudantes do 8º ano devem ter nascido a partir de março de 2003 e também podem concorrer em 70 vagas. Já quem concorrer a uma, das 70 vagas para o 9º ano, deve ter nascido em 2002.
As inscrições devem ser feitas no período de 23 de fevereiro a 3 de março deste ano de 8h às 13h na escola Maria Chalub Leite, atual sede do colégio militar, localizado na Rua Jaguari, nº 411, no Bairro Estação Experimental, em Rio Branco.
O pai ou responsável deve preencher um requerimento que está disponível na escola e entregar ao diretor.
Para se inscrever também é necessário a entrega da declaração original ou cópia autenticada da escola de origem e cópia autenticada da certidão de nascimento. Para os dependentes de PMs ou outros servidores da Segurança, também deve ser apresentada a carteira funcional do responsável. Caso o candidato não seja filho biológico, é necessário o comprovante legal de dependência.
Avaliação e matrícula
O histórico escolar dos candidatos devem ser submetidos a avaliação e serão considerados critérios como a soma das médias finais das disciplinas de português e matemática. Em seguida, a soma das médias finais das demais disciplinas. Em terceiro deve ser avaliada a assiduidade, ou seja, presença do aluno durante as aulas. Ocorrendo empate, o candidato com a maior idade ocupa a vaga.
A avaliação deve ocorrer de 6 a 9 de março e o resultado divulgado no  dia 13 de março, no mural do colégio e na internet nas páginas da Polícia Militar e Secretaria de Educação do Acre.
Os envelopes de matrículas dos aprovados serão entregues de 13 a 15 de marços e os classificados devem se matricular de 16 a 17 do mesmo mês. A divulgação de vagas remanescentes, caso haja, deve ocorrer em 20 de março, a chamada e a matrícula ocorre no dia seguinte.
No ato da matrícula o pai ou responsável deve comparecer com a certidão de nascimento ou cópia original, comprovante de residência, três fotografias em formato 3x4 recente, na qual o aluno esteja com a cabeça descoberta. No caso dos meninos, o cabelo deve ser cortado em máquina 3 e as meninas com cabelo preso com um rabo de cavalo.
O pai deve assinar um Termo de Responsabilidade Mútua e se comprometer a respeitar as leis, normas, regulamentos e regime escolar da instituição, inclusive, as específicas das escolas de tradição militar.

FONTE:G1ACRE

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