Top Ad 728x90

segunda-feira, 13 de março de 2017

,

No AC, segundo dia do saque do FGTS movimenta agências da Caixa

O saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem aumentado o movimento nas agências da Caixa Econômica Federal no Acre. Na manhã desta segunda-feira (13), segundo dia de pagamento do FGTS no estado, o movimento foi tranquilo e muitos ainda procuravam consultar se tinham dinheiro para ser sacado.

Em outros estados, esse atendimento começa duas horas mais cedo, porém, devido ao fuso horário, no Acre, o atendimento deve encerrar às 15h. A medida é válida para esta segunda (13) e quarta-feira (14).

Em todo o Brasil, o saque das contas inativas iniciou na sexta (10), mas como no Acre foi feriado em alusão ao Dia da Mulher, os saques começaram no sábado (11) e foi registrado filas nas primeira horas de atendimento.

A dona de casa Rosangela Aparecida, de 39 anos, foi demitida há 12 anos e na época conta que não recebeu o pagamento todo que tinha direito. Ela procurou a agência do Centro de Rio Branco para verificar se tinha algum valor para ser pago.

"A mulher disse que era para eu retornar do mês de abril, eu soube ontem [domingo,12] desse pagamento. Não sei ainda se tenho dinheiro para receber. Fui demitida e não recebi nada. Mas, se eu tiver que receber, pelo calendário, o dinheiro só sai em abril", conta.

A agricultora Mirani de Souza, de 48 anos, até que tentou confirmar se havia alguma quantia para sacar, porém, a fila na agência a desanimou. Moradora do km 80 na Transacreana, ela não encarou a espera.

Ela foi cobradora de ônibus e conta que recebeu parte do FGTS, porém, acredita que ainda tenha uma quantia a receber.
 "Fui demitida em 2008, mas disseram que eu teria para receber de uma outra empresa. Mas, tem muita gente e vou voltar outro dia, não vou encarar essa fila", diz.

O atendimento é para quem vai retirar o pagamento do FGTS, tirar dúvidas, fazer acertos de cadastro e pegar senha do Cartão Cidadão.

O governo federal anunciou, no dia 22 de dezembro, a liberação do saque de contas inativas até dezembro de 2015. O Acre tem mais de 53 mil trabalhadores com contas inativas e mais de R$ 40 milhões devem ser liberados para o pagamento. Segundo o anúncio do governo federal, tem direito ao saque o trabalhador que foi demitido por justa causa ou que pediu demissão.

Para os trabalhadores que vão sacar o FGTS e o valor está acima de R$ 3 mil, eles podem sacar o benefício nas agências da Caixa. Quem vai receber uma quantia abaixo desse valor, o dinheiro pode ser retirado em qualquer canal de atendimento do banco com o cartão cidadão.

O cronograma de pagamento leva em conta a data de nascimento dos trabalhadores. Os valores começam a ser pagos neste sábado (11) para os nascidos em janeiro e fevereiro. No dia 10 de abril será a vez dos nascidos em março, abril e maio. Os nascidos em junho, julho e agosto podem sacar o benefício em 12 de maio. Já no dia 16 de junho os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro. Em 14 de julho será feito o pagamento para os aniversariantes de dezembro.


Fonte: G1 ACRE

Top Ad 728x90