Top Ad 728x90

terça-feira, 23 de maio de 2017

,

Quase 8 mil títulos de eleitores que não justificaram ausência nas eleições são cancelados no Acre

Regularização pode ser feita através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou nos cartórios eleitorais. Multa pelo não comparecimento é de R$ 3,50 por cada pleito.

No Acre, 7.629 eleitores tiveram os títulos cancelados por não comparecerem nos últimos três pleitos e não justificarem a ausência até o dia 2 de maio, prazo dado pela Justiça Eleitoral. A diretoria do Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE) orienta que a regularização seja feita para que os eleitores não esbarrem em alguns impedimentos.

Além não poder votar nas próximas eleições, quem não se regularizar com a Justiça Federal pode ter problema em assumir cargos públicos, matrículas e rematrículas em algumas instituições e também não conseguir tirar documentos, como carteira de identidade, passaporte e ter acesso a empréstimos públicos.

“Para saber se está irregular, o eleitor pode entrar no site da Justiça Eleitoral ou ir até o cartório eleitoral, que os atendentes vão fazer a consulta e no momento já pode pedir a regularização”, explica a diretora em exercício do TRE-AC, Rosana Magalhães.

Cada pleito que a pessoa não participou gera uma multa de R$ 3,50, segundo o TRE. “Lembrando que o pleito é primeiro e segundo turno, ou seja, o primeiro turno é um pleito , o segundo turno é outro pleito. Então no mesmo ano, tendo segundo turno, ele já tem duas faltas na Justiça Eleitoral”, destaca Rosana.

O eleitor que estiver em outra cidade, pode regularizar a situação indo até o cartório eleitoral de onde mora e transferido o título de eleitor para o atual endereço. Para a regularização, é necessário estar com o documento oficial com foto, CPF e o comprovante de endereço dos últimos três meses.



Fonte: G1 ACRE

Top Ad 728x90